quinta-feira, 26 de julho de 2007

A minha lista...

Todo ano é a mesma palhaçada. Toda revista gringa (ou nacional) especializada em música faz a famosa lista: Os 10(0) melhores discos de Rock de todos os tempos.

Então lá vai a minha... Porra!!! Por que não?

Completamente pessoal.

Vou mandar por ordem cronológica dos mais recentes aos mais antigos:

OK Computer – Radiohead

Pink Floyd na veia. O disco é incrível da primeira a última música. As loucuras que saiam da cabeça de Tom York encontram o pano de fundo perfeito nas belíssimas melodias criadas com os excelentes músicos que o cercam.

Definitaly Maybe – Oásis

Beleza os caras são arrogantes pra cassete. Mais o que é esse disco? Cheio de ótimas referencias (Beatles, Stones, kings, Stone Roses, Smiths...). Junto com o Blur criou a segunda grande invasão britânica.

Park Life – Blur

Esqueça os outros projetos de todos os membros da banda. O Blur era incrível. Esse disco reflete todo o momento em que a Inglaterra e seus adolescentes viviam. O incrível foi que o planeta inteiro parecia sentir o mesmo...

Nevermind – Nirvana

Urgência é a palavra de ordem. Até parece que Kurt Coubain sabia o que lhe esperava.

Dirty - Sonic Youth

Eu não estou nem ai pro coro de vendidos. Um disco que já na primeira música o “solo” de guitarra são as mesmas sendo dilaceradas por canos de ferro é poesia pura.

Blood Sugar Sex Magic- Red Hot chilli Peppers

Muita gente torceu o nariz pra esse disco. Afinal, os Peppers teriam perdido o groove após ele. Pra mim, a essência esta ali. Só que mais maduro. Fora ter sido o cartão de visitas pra todo o planeta do som desses californianos malucos.

Out of Time – REM

Que eles são excelentes músicos, não se discute. Mais, cassete... Os caras pegaram pesado. Poesia de universitários cabeça versão FM.

Rage agaist the Machine – RATM

Um dos maiores guitarristas de todos os tempos junta-se com um filho de imigrantes clandestinos mexicano pra criar umas das mais politizadas bandas de todos os tempos. Coquetel Molotof em forma de música.

Doolittle – Pixies

10 entre 10 alternativos com mais de trinta anos sabem que esse é O disco.

Paul’s Boutique – Beastie Boys

Esse é o começo da revolução criada por esses três judeus branquelos malucos metidos a rapeiros. Grooves de filmes trash anos 70 com letras politizadas. Os discos seguintes são do caralho também. Mais esse é especial pra mim. Foi o meu primeiro disco deles.

Stop Making Sense - Talking Heads

Foda a hora que um cantor/ compositor acha que é um semi-deus. Acho que David Byrne é o Caetano Veloso dos E.U.A. . Mais esse disco é uma prova a favor dele na hora de apresentar as suas desculpas. Word Music antes de o termo existir.

Low life – New Order

Guitarras e baixo pulsantes transportados pra pista de dança. O Rock’n’Roll e Dance music nunca mais foram as mesmas depois desse álbum.

Hatful of Hollow– The Smiths

Quando eles acabaram, o guitarrista Jonhy Marr tinha 22 anos. Caralho!!! 22 anos! O que você tinha feito com essa idade? Os Smiths eram primordialmente fazedores de singles. Esse disco é o ápice da criatividade deles. Pop perfeito.

Back in Black -AC/DC

Começa com a faixa que da titulo ao álbum. Preciso dizer mais? Os riffs de guitarra mais matadores dos anos 80.

Disintegration- The cure

Tristeza. Só que embaladas por belíssimas melodias.

Psycho Candy – Jesus And Mary chain

Barulho. Foda-se se eles mau sabiam tocar os instrumentos. É incrível da primeira a última música.

London Calling - The Clash

Provaram que punk também sabe tocar, e bem. Reague, Ska, Punk e rock’n’roll passeiam em harmonia absoluta.

Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols – Sex Pistols.

Beleza. Os caras foram uma puta armação de uma bicha louca pra vender suas roupas sadomasoquistas. Mais é do caralho da primeira a última faixa.

Ramones – The Ramones

1, 2, 3, 4!!!!!

Black Sabbath- Black Sabbath

Como diz o Adriano, esse disco é do mal!!!!!

Dark Side of the Moon - Pink Floyd

Técnicas pioneiras de gravação aliado músicos de primeira. Não ficou a toa no hall dos discos mais vendidos de todos os tempos.

gt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - The Beatles

Depois desse disco o rock nunca mais foi o mesmo.

Revolver - The Beatles

Ah, vai. Eles podem ter dois...

The Velvet Underground & Nico - The Velvet Underground

Poesia urbana levada ao estremo. Putas, drogados e toda a sorte de marginalizados encontraram a trilha sonora perfeita por aqui.

7 comentários:

Aline Tolotti disse...

Concordo em gênero, número e grau... mesmo que não conheça um ou outro album da listinha. E não é porque te amo! hahaha É porque sei que tu manja pra caralho do que disse. Beijocas.

adriano disse...

e o Chico?

Flavio Girão disse...

Farei um só com nacionais em breve...

Drica Menezes disse...

concordo com quase toda a lista e AC/DC é mto bom mesmo!

Viviane disse...

aliiine querida.
dá pra vc ficar com a senha desse e atualizar isso aqui tbm...
velharia, não velho amigo !!!

hihihi
fora a promessa aqui ao lado né <

Flavio disse...
Farei um só com nacionais em breve...

6 de Agosto de 2007 13:10

ui

Heliarly F. Rios disse...

O do OASIS e o do Sgt Pimenta... Nuss Que Albuns... Mas tem o do Tom, O da capa que tem um Prisma...VOU BAIXAR TODOS AGORA!!!!

Andrea de Oliveira disse...

tava no blog da aline e cliquei nesse aqui com a lista dos discos, nem sabia quem era, nossa pensei, esse cara tem bom gosto! tambem a gente foi criado na mesma escolinha neh? love u! saudades